É para Amar o Próximo como a Si Mesmo, mas não a Si Mesmo como o Próximo

Por: Ryath
Um grande mestre seguidor de Jesus Cristo nos ensina que devemos amar o próximo como a nós mesmos, e não a nós mesmos como ao próximo.
Nesse caso, a ordem dos fatores altera o resultado, que é a espiritualidade.
Se partimos de nós em direção aos outros, estamos sendo altruístas. Porém, se usamos os outros para nos valorizar, isso já se torna algo ligado ao ego, ou seja, muda a intenção.
Se você está focado em amar o próximo como a si mesmo, então está focado em amar o outro. Mas, se está focado apenas em amar a si mesmo, isso pode se transformar em algo do ego, e assim não funciona da mesma maneira.
Nós só conseguimos amar verdadeiramente o próximo quando também amamos a nós mesmos.
Por isso, não funciona amar o outro apenas como forma de amar a si mesmo, mas funciona amar a si mesmo da mesma forma que amamos o outro.
Não podemos usar o outro como instrumento para amar a nós mesmos, porque isso acaba se tornando algo do ego.
Amor não é ego.
O amor está de acordo com as leis do desprendimento, naquilo do que precisamos nos desprender.
Mas, acima de tudo, é importante nos amarmos, e isso não significa egoísmo.
Agradeço as lições do sábio amigo cristão Zé.

 

Quem somos - Contato