Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)
Os karmas são produzidos por más intenções.
Se há uma coisa que importa para a formação dos karmas, é a intenção com a qual as ações são realizadas.
As más intenções normalmente vêm do egoísmo e da maldade.
Por isso, pessoas egoístas geralmente criam muito karma.
Pessoas egoístas frequentemente não têm empatia, não se importam com os outros, e isso é uma forma de frieza.
Essas pessoas têm dificuldade em se colocar no lugar do próximo e compreender os sentimentos alheios.
A frieza também é causada pela falta de emoções positivas, e essa positividade emocional é o que motiva as pessoas a praticarem o bem.
Assim, pessoas egoístas são frias e interesseiras. Relacionam-se, muitas vezes, de forma utilitária, estando presentes apenas quando há algo a ganhar ou algum benefício próprio envolvido.
Pessoas egoístas pensam que, se não cuidarem exclusivamente de si mesmas, serão exploradas ou ficarão para trás.
Também raramente assumem a responsabilidade por seus erros, preferindo culpar os outros para proteger a própria imagem.
Pessoas egoístas concentram-se em seus próprios desejos, sucessos ou posses, sendo essas posses tanto pessoas quanto coisas materiais ou o próprio dinheiro.
Pessoas egoístas sentem-se donas dos outros e gostam de controlá-los.
Pessoas egoístas não têm compromisso com a verdade; por isso, são falsas.
Essas características combinadas causam muitas más ações. Por exemplo:
A frieza, combinada com a ganância e o materialismo, faz com que algumas pessoas passem por cima dos outros em busca de interesses próprios, e isso pode ser observado em comportamentos de muitos políticos.
Assim, enganam por enganar e também para conseguir vantagens e benefícios.
O que somos determina nossos desejos.
Nossos desejos nos impelem às ações.
E as ações nos conduzem aos seus respectivos retornos, sejam eles karmas ou dharmas.




