Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)
O conceito de karma para a Umbanda é o retorno de nossas ações, que tem relação com a justiça e a Lei. Portanto, os Orixás ou Divindades que governam essas forças são, primeiramente, Xangô e Ogum.
Xangô é o Orixá da Justiça, e Ogum, o Orixá da Lei.
A Justiça determina o que é justo, o que deve retornar para quem fez o mal, e a Lei é quem executa o que a Justiça determina.
Os Orixás são consciências magnânimas que governam a realidade sob a direção de Deus, que criou tudo, inclusive as divindades.
Mas, para a Umbanda, os karmas retornam como uma oportunidade de aprendizado, e aí está outra divindade: a da evolução, que é Obaluaiê.
Os aprendizados vêm trazer evolução espiritual, e esse é o propósito do aprendizado. Por isso, o Orixá que governa todas as evoluções, Obaluaiê, também participa desse princípio.
A Umbanda nos ajuda constantemente, por meio de atendimentos, a lidarmos com nossos karmas, que são os sofrimentos que nos acontecem, a aprendermos o que eles podem ensinar e, assim, eliminarmos esses sofrimentos.
Os karmas vêm para aprendermos algo, mas esse aprendizado é opcional. Quando aprendemos, porém, o sofrimento e as dificuldades vão embora, pois assimilamos a lição.
É um merecimento termos a oportunidade de sermos aconselhados para exterminar karmas, possibilidade que nem todos têm. Isso não significa, porém, que seja algo rápido ou fácil muitas vezes, pois a evolução espiritual tem seu próprio tempo para acontecer.
Muitas pessoas são encaminhadas à Umbanda para receberem esse aconselhamento, pois, em sua programação reencarnatória, escolheram passar por muitos karmas em uma única vida e ter muita evolução espiritual com isso.
Não é fácil o que muitas pessoas têm de passar, mas a Umbanda está ali para ajudá-las.
A Justiça, a Lei e a Evolução estão no meio de tudo isso, mas não são culpadas pelo que nos acontece. Somos nós mesmos que, em algum momento do passado, seja ele distante ou não, nos distanciamos de Deus e agimos mal.
Tampouco devemos condenar as pessoas. Elas precisam ficar cientes de seus erros do passado apenas para não culparem Deus ou as divindades por isso. Devemos fazer como a Umbanda: não condenar, mas ajudar, pois sempre existe uma oportunidade de evolução espiritual, e nós podemos não saber, mas isso é algo maravilhoso.
Quando somos ajudados na Umbanda, muitos espíritos que estão em nosso meio ou ligados às pessoas que se relacionam conosco também podem ser ajudados, resgatados e amparados.
Umbanda é amor, e aí entramos em contato com outra divindade, que é Oxum, responsável por administrar o amor e as uniões.
Deus é amor, e, para ajudar na administração do mundo junto a Ele, Deus criou Oxum.
Fiquem com luz.
Seres de luz




