Como Lidar com os Karmas?

Por: Ryath
Muitos de nós estamos presos a sofrimentos e situações adversas, e essas situações foram construídas no passado, por meio dos karmas.
Mas, se estamos presos a coisas ruins, podemos construir coisas boas com bons dharmas, que são os frutos das boas ações, e construir felicidade, situações positivas ou até mesmo a queima de karmas. Por isso, fazer o bem é tão importante.
Nós podemos orar para ajudar os outros e também ajudá-los de forma prática, diante de suas reais necessidades, oferecendo aprendizados, conselhos, escuta ou até mesmo auxílio financeiro, dependendo da necessidade de cada um. Mas é preciso ter cuidado com os aproveitadores, que fingem ter necessidades para se beneficiar das boas ações alheias, algo de que o mundo está cheio.
Mas, voltando a falar dos karmas, eles também vêm para trazer aprendizado, e compreender o que eles têm a ensinar é uma maneira de avançarmos para situações melhores.
Contudo, o aprendizado, que é o autoconhecimento e a transformação, tem um tempo para acontecer. Assim, esse período de situações adversas pode ser inevitável.
Muitas pessoas vêm para viver, em uma única encarnação, experiências equivalentes a sete, vinte ou até mesmo cinquenta vidas, passando por muitas situações adversas, que representam oportunidades de grande aprendizado, ou seja, de evolução espiritual.
Cabe a cada um de nós lidar com o sofrimento da melhor forma possível.
É como Buda ensina: se procedo mal, sofro as consequências; mas, se procedo bem, eu mesmo me purifico.
Você está apenas sofrendo ou está evoluindo?
Pois podemos aprender ou não as lições que o sofrimento traz, e muitas pessoas não têm consciência de quão melhor é aprender essas lições. Muitos nem se preocupam em aprender; desejam apenas que os sofrimentos passem imediatamente.
O bem em nossa vida é uma construção que realizamos por meio das ações óbvias, do autoconhecimento, das boas ações e, sobretudo, de uma ferramenta muito poderosa: a fé, que move montanhas e transforma em realidade aquilo em que acreditamos.
O autoconhecimento nos ajuda a eliminar as coisas que nos fazem sofrer, assim como nos capacita a sermos mais felizes, ou seja, a sentir coisas cada vez melhores por mais tempo.

 

Quem somos - Contato