Por: Ryath
Meditar é não pensar em nada.
Antes de começar a meditar, você tem que se acostumar com a ideia de que meditar é não pensar em nada. Pense bastante nisso antes de começar a prática, isso ajuda.
Não é fácil, pois estamos pensando sempre.
Meditar é relaxar, e esse relaxamento, em um nível muito mais profundo, é o não pensar em nada.
Para alguns, esse relaxamento muito profundo leva até o êxtase.
Para relaxar, a melhor postura é a mais confortável, ou seja, deitado.
Muitas pessoas pregam que a melhor postura para esta prática é sentar em lótus.
Os orientais, em diversas regiões como a Índia e o Tibete, onde a prática é mais utilizada, estão acostumados a sentar em lótus, sentam assim no chão para comer e para relaxar, para eles isso é normal.
Nós não estamos acostumados a sentar assim, e, se ficarmos cinco minutos nessa posição, vamos sentir dor.
Se às vezes não conseguimos nem ler com barulho, imagine meditar, que exige muito mais, com dor e estando desconfortável, o que é muito pior que o barulho.
Pelo menos começar a meditar em lótus, sem estar acostumado com a postura, é passar nervoso e fracassar. Nervoso por não conseguir, e ser atrapalhado pelo desconforto e pela dor.
É muito difícil livrar a mente dos pensamentos, e qualquer coisa que atrapalhe prejudica muito.
No começo, você faz apenas exercícios de relaxamento, fica uns 30 dias ou mais com essas práticas, e só depois começa a tentar não pensar.
Alguns pensamentos vão aparecer, aí você vai deixá-los passar.
Alguns exercícios de visualização ajudam também, como imaginar tudo escuro ou tudo preto, para facilitar o não pensamento.
Não é todo mundo que consegue meditar. Algumas pessoas muito preocupadas em não esquecer os afazeres, pessoas muito estressadas ou muito ligadas às preocupações terão dificuldades, o que não significa que estejam em um nível baixo de evolução espiritual, não tem nada disso. Às vezes, pela educação e pelo que sofreu na vida, a pessoa não consegue desligar e relaxar profundamente.
Existem pessoas de baixíssimo nível de espiritualidade que conseguem meditar, e pessoas de alto nível que não conseguem. Isso depende de muitas coisas.
Já soube de casos em que psicopatas meditavam para relaxar.
O que acontece com muitíssima frequência é, no começo, as pessoas não conseguirem. Ficar nervoso é normal, e isso atrapalha, pois, para o sucesso, temos que estar em paz.
Às vezes estamos conseguindo, e, de repente, vem um pensamento e não o deixamos passar, e isso atrapalha tudo. Mas, quanto mais se aprofundar, mais difícil é sair do estado de consciência alcançado.
Não seja exigente com você, isso só irá atrapalhar.
Ame-se, respeite-se, e saiba que é difícil para todos, há gente que demora muito para conseguir.
Para meditar, o melhor é, no começo, estar em silêncio, e depois, quando já estiver mais acostumado, utilizar uma música apropriada para a prática.




