Por: Ryath
Descartes é um dos filósofos cuja obra é muito influente nos dias de hoje. Ele buscou um método seguro para desenvolver a filosofia usando a lógica e métodos baseados em cálculos, análises e enumerações, recursos amplamente utilizados na ciência, na filosofia e na teologia.
Para Descartes, existem dois mundos: o espiritual e o físico, caracterizando o dualismo entre corpo e alma.
Para Descartes, Deus é a causa da existência, ou seja, é Ele quem causou a vida. Isso é chamado de "princípio das causas" ou "causalidade", lembrando um pouco a filosofia de São Tomás de Aquino.
Segundo esse filósofo, a ideia inata da existência de Deus no ser humano é como a assinatura de um artista em sua pintura. A pintura somos nós, e a assinatura é o fato de sabermos que temos um Criador.
A ideia de que existe um Deus está presente em quase todas as culturas e religiões. Essa é uma ideia que existe dentro do homem e se manifestou em diversos locais que não se conheciam, em períodos muito antigos da história humana.
Existe certa lógica na apresentação do ser divino na filosofia que estamos abordando neste texto, tanto que essas argumentações são chamadas de "provas".
Uma coisa interessante na filosofia de Descartes é que ele apresenta uma prova de que existimos de fato. Para ele, o fato de a existência não ser uma ilusão está relacionado à ideia de que, se pensamos, existimos.





