Giordano Bruno e a Intolerância Cruel Religiosa da Época

Por: Ryath
No Catolicismo antigo, havia dentro da Bíblia um mapa do universo no qual a Terra era o centro de tudo, e as estrelas e o Sol giravam ao redor de nosso planeta, o que é contrário às descobertas científicas.
O Catolicismo não admitia erros em sua crença; assim, quem apresentasse uma visão de mundo diferente na Idade Média poderia ser torturado, morto e perseguido.
Giordano Bruno, importante filósofo, interessou-se por temas e caminhos diferentes dos da Igreja Católica, como a Cabala Judaica, os escritos de Nicolau de Cusa, questionamentos de dogmas religiosos, entre outros. Por isso, sofreu perseguições, investigações e foi acusado de heresia.
Como resultado, Giordano fugiu para Roma, depois para Turim, Gênova e outras cidades, realizando muitas peregrinações.
Nesse período, foi professor de Latim e Filosofia.
Giordano interessou-se pela Igreja Calvinista, mas foi expulso por não aceitar alguns de seus preceitos.
Para Giordano Bruno, assim como professamos aqui em nosso site, Deus e Sua obra eram infinitos. Para o grande filósofo, isso acontecia porque o efeito deveria refletir a causa.
Bruno professava que a matéria tinha origem em um princípio divino, assim como tudo possuía alma, e Deus estava presente em todas as coisas.
Para Bruno, as plantas da natureza e os animais tinham alma, o que demonstra a grande sensibilidade desse filósofo.
Bruno refutava amplamente a filosofia aristotélica, sua visão do cosmos e da natureza. Também era defensor do heliocentrismo e interessado no hermetismo. Possuía uma memória extraordinária e guardava muitos conhecimentos em sua mente, tendo inclusive ensinado técnicas de memorização em um de seus livros, "A Arte da Memória".
Giordano possuía conhecimentos sobre magia e religião, demonstrando isso em sua obra. Escreveu, inclusive, um tratado sobre magia.
O filósofo terminou sua vida preso, condenado à morte, e sua obra foi proibida.
Ao ouvir sua sentença, Giordano disse que aqueles que o acusavam tinham mais medo dela do que ele próprio, por causa das imposições da Igreja, que torturava e matava.
Giordano foi condenado à morte na fogueira, tendo sua boca calada para que não proferisse palavras contra a Igreja.
O Cristianismo, dentro de crenças que aceitam karma e reencarnação, como o Espiritismo, que é cristão, é visto como uma religião de amor, e não é exatamente isso que vemos em toda a sua história.
O Cristianismo teve um lado sombrio muito grande.
Não adianta ser religioso e não ter amor no coração.
As pessoas de bom coração, que existem em todas as crenças e religiões, foram aquelas que ajudaram a mudar o mundo para melhor ao longo do tempo. Com muitas delas aconteceu o mesmo que aconteceu com Giordano Bruno: não podiam comunicar ideias diferentes das que a Igreja professava.
A liberdade que temos hoje se deve ao sacrifício de muitos que lutaram pelo que consideravam correto.
Deus não é religião; Ele é fé. Assim como também é amor, evolução, conhecimento e muito mais.
É através da fé e do amor que nos ligamos a Deus, mesmo diante dos erros religiosos, pois o Criador de Tudo é perfeito, mas as religiões não.
Deus é fé; lembre-se disso.
A religião é feita e modificada pelos homens, e ela nos ajuda a nos aproximarmos de Deus. Porém, existem caminhos diferentes que levam ao mesmo lugar, com revelações, mitologias, parábolas, nomes, linguagens e muitos outros elementos distintos, mas que, no fundo, também apresentam muitas semelhanças.
Muita coisa foi modificada pelo Cristianismo em relação às outras religiões, pois não se desejava que fossem vistas como semelhantes, mas como diferentes, ruins e, em muitos casos, demoníacas. Muito desse comportamento ainda existe até hoje. Por isso, é importante conhecermos a história, assim como a Psicologia, e sermos observadores e questionadores de princípios contraditórios.
Se desejamos nos aproximar de verdades espirituais e religiosas, é importante fazer isso.
As religiões muitas vezes transmitem ideias de intolerância e, em alguns casos, as intensificam, movidas por preconceito, desejo de poder, domínio e dinheiro.
Sejamos servos de Deus, e não das religiões.
Muitas religiões apresentam Deus como pertencente exclusivamente a elas, mas isso não corresponde à realidade.
As religiões ajudam em nossa ligação com Deus, mas não são elas que realizam essa conexão. Essa ligação acontece por meio de nossa fé e de nosso amor, pois Nosso Divino Criador é fé e amor.
Nada é superior a Deus, nem religiões, filosofias ou formas espirituais de culto. Ele é maior do que tudo isso.
As religiões ajudam porque existem boas pessoas, espíritos e energias nelas. Porém, atualmente, muitas pessoas não são boas e utilizam a religião para obter vantagens, assim como fazem em outros meios, tratando-a como um negócio ou um benefício pessoal.
Fiquem com luz.
Seres de luz.

 

Quem somos - Contato