A Meditação Além da Meditação – O Samadhi

Por: Ryath
(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)
O Samadhi é a supermeditação para a Yoga. É quando se atinge o nível absoluto da prática, quando se foi muito além.
O objetivo da Yoga é que atinjamos o Samadhi, e, para isso, existe um processo gradual que começa com Yama e Niyama, que são os códigos de moral e ética. Depois, passa-se para os ásanas, que são as posturas realizadas durante as aulas; em seguida, para o pranayama, que são os exercícios de respiração e equilíbrio, significando estarmos bem tanto psicologicamente quanto fisicamente. Depois vem o pratyahara, que consiste em recolher os sentidos e entrar em nós mesmos, em nosso interior. Em seguida, vêm a concentração, a meditação e, por fim, o estágio que é o assunto deste texto.
Mesmo quando chegamos a esse estágio de meditação além da meditação, não deixamos de praticar as outras técnicas. Continuamos com elas, pois o autoconhecimento é eterno, e vamos adquirindo cada vez mais dele. Este é um caminho de oito vias.
Todo o caminho da Yoga serve para o autoconhecimento e para nos conduzir a esse estágio de conexão.
O Samadhi é uma experiência de completa absorção da transcendência, na qual a pessoa passa a viver conectada.
A Yoga é o segmento místico do Hinduísmo, no sentido da transcendência, de irmos além de nós mesmos.
Yoga significa união, e essa união é com tudo o que existe, pois somos parte de tudo, e tudo é parte de nós. Isso é misticismo.
O estado de Samadhi não consiste em passar a vida meditando em uma caverna, nas montanhas ou na natureza, mas sim em viver a vida conectado, realizando os afazeres do dia a dia na cidade, almoçando, jantando, trabalhando, descansando, tendo momentos de lazer, cuidando das crianças, namorando, fazendo caridade, estando com os amigos e assim por diante. Isso ocorre porque esse estágio é permanente e não se encerra.
Existem muitos exploradores da fé, casos que acontecem na Índia, nos quais sacerdotes pregam o desprendimento de todos os bens. Então, o praticante entrega tudo o que possui ao líder religioso e passa a vida trabalhando para ele, vendendo livros, tentando convencer outras pessoas a seguirem seu caminho, ou então vai para a natureza e vive por lá praticando Yoga e outras atividades.
Samadhi não é ficar sentado, concentrado em apenas uma coisa e tentando não se deixar capturar pelos pensamentos. É um estágio alcançado, algo que a pessoa leva para a vida e para o dia a dia.
A meditação não serve para que fiquemos concentrados e sentados ou deitados para sempre, mas sim para desenvolvermos o Samadhi e não o abandonarmos mais. A meta é viver a vida com todos os afazeres que ela envolve, incluindo o lazer e o descanso de que necessitamos.
Todos os nossos textos podem ser reproduzidos.
Convidamos você a conhecer nosso site. Se desejar, venha nos visitar. Trabalhamos para sua evolução, e sua visita e leitura são motivo de alegria para nós.

 

Quem somos - Contato