Esoterismo e Misticismo na Yoga e na Índia

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)
Se a Yoga fosse uma religião, ela seria a mais antiga que existe até hoje. Porém, ela é uma filosofia e um método de autoconhecimento que melhora muito nossa vida.
A Yoga surgiu há mais de 5.000 anos na Índia, um local que, segundo Chico Xavier, foi antigamente o segundo lugar da Terra com maior evolução espiritual, sendo o Egito o primeiro.
Na Índia existiram muitos métodos energéticos e iniciáticos na Antiguidade, e esse conhecimento não se perdeu como ocorreu com grande parte das tradições do Egito Antigo.
As almas de maior elevação nasceram na Índia ou no Egito quando migravam de outros planetas. As de maior luz vinham para esses locais.
Ásanas, mudras, meditações, pranayamas, mantras e mandalas são formas de trazer energias benéficas para nossa vida e trabalhar nosso autoconhecimento.
Manipulação de energia é magia.
Existem métodos muito desacreditados na Índia que apresentam efeitos extraordinários. O que quero dizer é que esses efeitos demonstram que eles são reais, como o método de se alimentar de prana, que, apesar de não ser saudável, mostra que é possível sobreviver sem consumir alimento físico, o que seria uma prova do espiritual.
Não existe uma prática do Egito Antigo que tenha chegado até nós de forma tão preservada, mas da Índia existem várias, e a Yoga é uma delas. Ela é recomendada para quem deseja o autoconhecimento, a iluminação e uma vida melhor.
A palavra Yoga nos remete à união, e essa união é entre corpo, mente e espírito e, em um sentido místico, à nossa união com Deus.
O misticismo nos leva à união com tudo o que existe, ou à união de Deus, que é Tudo, conosco.
São experiências de expansão da consciência, nas quais ela vai além de si mesma e se sente integrada a tudo o que existe. Nesses momentos, surge um sentimento de plenitude, o que é muito agradável e faz a experiência valer a pena.
Quando nos tornamos iluminados, nossa consciência vai além de nós mesmos. No sentido mental, ela abrange outras pessoas; e, no sentido sentimental, passa a senti-las e a desenvolver um sentimento por tudo, algo muito agradável e que nos faz amar os outros.
Espiritualidade muito elevada é expansão da consciência.
A expansão da consciência é estudada pela Psicologia Transpessoal, que, como o próprio nome diz, vai além do pessoal, além de si mesmo.
O José Hermógenes de Andrade Filho, conhecido como Professor Hermógenes, ensinava que a Yoga é uma recuperação da natureza divina do ser humano.
Para o Professor Hermógenes, perdemos nossa ligação com Deus no dia a dia e devido às preocupações com a sobrevivência. Porém, o amor, a meditação e a Yoga nos aproximam novamente dessa ligação.
Deus é esse contato com o Todo, com o amor, com a bondade, com o preocupar-se e conectar-se ao outro. Isso pode chegar a tal ponto que saímos de nós mesmos e nos voltamos para o próximo.
A porção de nós que mais se assemelha a Deus é a bondade, o amor, o cuidado e a dedicação ao outro. Essa é a nossa luz; é isso que existe em nós de semelhante ao Divino, e é importante nos lembrarmos disso.
É importante permanecermos ligados a essa luz, pois ela pode nos conduzir à iluminação.
Aqui no site, temos diversas práticas para nos auxiliar a alcançar essa fase de expansão da consciência em nossa evolução espiritual, chamada de iluminação.
Fiquem com luz.
Seres de Luz.

 

Quem somos - Contato