Por: Ryath
Existe uma frase atribuída ao mestre Jesus que afirma que somente através dele se pode chegar ao Pai. Essa frase está no Evangelho de João:
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim."
Entendemos que o caminho nos leva a Deus, e esse é um caminho de autoconhecimento que existe em diversas culturas e religiões. Como sabemos, Buda conseguiu isso antes da vinda de Jesus; portanto, não seria somente através de Cristo que se consegue isso.
O autoconhecimento e Deus são universais; não pertencem a uma religião. Porém, as religiões oferecem caminhos para chegarmos até Deus.
O fato é que religiões dominantes quiseram exercer domínio e não permitir que as pessoas seguissem outros caminhos, para manter controle sobre elas dentro da filosofia que propagavam.
A partir daí, existem religiões que afirmam que Jesus disse isso porque incorporou o aspecto do Filho da Trindade Divina em uma vivência mística.
Outras pessoas dizem que essa frase foi inventada e colocada na Bíblia; não teria sido Jesus nem João quem a formulou, mas pessoas manipuladoras que mentiram.
O fato é que tive a confirmação dessa segunda hipótese através da mediunidade de meu mestre, em quem acredito muito.
Então, o Cristianismo não é o único caminho, não é o único que conduz a Deus, nem Jesus seria o único.
Essa frase construiu muita intolerância em relação a outras crenças, levando algumas pessoas a considerá-las inválidas e inferiores.
O Cristianismo não é superior a nenhuma crença, pois cada crença se aplica melhor a determinados tipos de pessoas; cada uma pode ser mais adequada para alguém.





