Por: Ryath (Inspirado por Senhor da Luz Prateada e Marcelinho)
O karma é a reação de uma ação feita.
Aqui no Ocidente chamamos as boas ações que retornam de “dharmas” e as ações ruins de “karmas”. Já no Oriente não; o nome é o mesmo.
Então, no Oriente, existem bons karmas e maus karmas. Dharma, para eles, significa sabedoria ou os ensinamentos de suas religiões, como o Hinduísmo, Budismo e Taoísmo.
Quando reencarnamos, não utilizamos a memória do espírito, mas somente a da vida presente, que começa no nascimento. Então, diversos desafetos que tivemos em outras vidas são esquecidos, para que, nesta presente existência, possamos transformar uma má relação em uma boa.
Porém, temos certas impressões que vêm do espírito, e aí podemos antipatizar com pessoas com quem não tivemos uma boa relação. Essas pessoas podem aparecer em nossa vida como pais, mães, irmãos, tios, tias, até mesmo um chefe ou outras pessoas, e não é à toa que irmãos muitas vezes não costumam se dar bem.
Uma coisa que pode ajudar muito é o amor que temos pelos outros, e isso se desenvolve mais comumente no autoconhecimento. Mas também podemos ter a proposta de cultivar bons sentimentos pelos outros. Isso não garante que eles tenham os mesmos sentimentos por nós, mas pelo menos a nossa parte fazemos.
Amar alguém não implica deixarmos essa pessoa nos fazer mal ou convivermos muito com ela; podemos amar à distância também, pois um relacionamento tem dois lados. Mas, se pelo menos você mudar, a sua parte foi feita.
Uma outra coisa que ajuda muito é mantermos constantemente uma atitude de perdão, fazendo isso sempre. Não demora nada, mas nos liberta de emoções ruins que temos em relação aos outros.
O perdão também traz autoconhecimento, mas ele não significa dar uma nova chance ou deixar o outro te prejudicar. Na verdade, o perdão apenas nos liberta da raiva, do rancor, do ódio e da mágoa, que são emoções que podem trazer doenças.
Fazer o exercício de perdoar, perdoar de novo e muitas vezes perdoar a todos que nos tenham feito mal é sempre uma coisa muito boa.
A gente acha que perdoar apenas uma vez nos liberta das emoções ruins que temos por quem nos prejudicou, mas não; precisamos repetir esse ato muitas vezes.
Deixe o amor entrar, meu filho. Busque o perdão, o amor e o autoconhecimento, que são coisas muito luminosas, que só fazem o bem.
O fato de não lembrarmos de nossas vidas passadas e de não divulgarem amplamente as pesquisas científicas que trazem provas e evidências de que o espiritual existe, significa que existirão muitos ateus e céticos.
Allan Kardec foi um ateu e cético que investigou o espiritual, e, através de sua obra, surgiu uma religião: o Espiritismo.
A encarnação é uma possibilidade de evolução espiritual, e muitos espíritos a desejam por isso.
Muitas coisas de nossa personalidade são formadas por nossas vivências e aprendizados, assim como nossos desafetos. Além disso, muito tempo já pode ter passado, e tanto nós quanto eles podemos ter alcançado uma luz maior, que é resultado de uma bondade maior. Assim, sendo pessoas diferentes, podemos nos conhecer novamente e construir uma boa relação, pois, para irmos para a eternidade, precisamos nos limpar de ódios, raivas, mágoas e rancores.
Outra faceta da encarnação é que, devido às nossas vivências e aprendizagens, desenvolvemos defeitos e negatividades. Porém, ao tomarmos consciência deles, nos autoconhecemos e evoluímos espiritualmente, que é o grande objetivo que Deus nos dá.
Quanto maior a evolução, maior é nossa tendência ao amor, então mais felizes somos. Isso acontece porque o amor é formado por sentimentos muito bons, que se intensificam com nossa evolução. Por isso, além de buscarmos o autoconhecimento, é importante termos em nossa vida pessoas que amamos.
Essa forma como ficamos quando estamos encarnados traz muitas possibilidades de evolução espiritual, justamente pela experiência de estarmos na carne. Por isso, muitos espíritos querem estar aqui, enquanto outros não.
Tem uma frase de Buda muito interessante sobre a experiência da vida no mundo físico, que diz assim:
“O que somos hoje e o que seremos amanhã depende de nossos pensamentos. Se procedo mal, sofro as consequências, mas, se procedo bem, eu mesmo me purifico.”
Seria muito bom para nós se nos preocupássemos em ter sucesso em nossa encarnação, em transformar tudo o que podemos, buscar a evolução e até mesmo a iluminação, que é uma etapa que nos traz um amor muito grande e a não necessidade de encarnarmos novamente por nós mesmos, embora possamos fazê-lo para ajudar os outros.
Muitas pessoas que nascem com TOC, depressão, transtorno bipolar ou esquizofrenia o fazem, segundo algumas crenças espirituais, para que cientistas e terapeutas consigam, com pesquisas, trazer remédios, soluções e tratamentos para esses problemas, inicialmente proporcionando melhores formas de cuidado e, em segunda instância, buscando acabar com esses transtornos.
Fiquem com luz.
Seres de luz.
Senhor da Luz Prateada e Marcelinho.




