Por: Ryath
Sócrates e Platão, que buscavam ensinar o autoconhecimento, também ensinavam que só é possível ser feliz sendo uma boa pessoa. Assim, ensinavam a virtude e a moral, que são atitudes do bem e por meio das quais evoluímos espiritualmente.
Para Sócrates e Platão, é impossível ser feliz no mal, pois somente no bem podemos ter os sentimentos agradáveis que nos fazem muito bem.
Jung ensinava, em sua teoria dos tipos psicológicos, que existem pessoas mais emocionais e pessoas mais mentais.
As pessoas emocionais gostam de emoções positivas, mas as mentais não gostam de sentimentos bons. Para elas, isso é incômodo e, quando sentem algo assim, buscam interromper essa sensação, pois não apreciam sentimentos agradáveis, e isso é as trevas.
Os tipos mentais vivem na mente, mas sem sentimentos positivos, pois isso os incomoda.
É a luz incomodando a escuridão, como acontece no Mito da Caverna de Platão, em que o ser que despertou tentava despertar os outros, e isso acabou trazendo sua morte.
Platão, nos primeiros ensinamentos sobre espiritualidade, já ensinava que só é possível ser feliz na luz, e não na escuridão da alma.
Nos termos de Platão, ele dizia que só era possível ser feliz na bondade, e ele estava certo. Jung, que viveu mais de um milênio depois de Sócrates e Platão, trouxe o conhecimento dos tipos psicológicos, segundo o qual as pessoas boas e emocionais são capazes de ser felizes, enquanto as mentais não, pois não gostam da felicidade, já que ela é um estado emocional.
O que Platão e Sócrates ensinavam sobre a felicidade, com uma linguagem totalmente diferente, foi algo que ensinaram na Umbanda para mim, e depois pude perceber na Psicologia de Jung, que ensinava a mesma coisa, porém com outra linguagem.
A ética, a moral e a bondade ensinadas por Platão fazem parte dos ensinamentos de autoconhecimento no Espiritismo. É aí que percebemos como tudo fala da mesma verdade, mas com linguagens diferentes.
O importante é seguir um caminho de evolução espiritual, e ele é ainda mais valioso quando pode nos levar à iluminação, à ascensão.
O caminho apontado pelos mestres é este: a bondade, junto com formas pelas quais podemos alcançar o autoconhecimento, que aumenta nosso amor e, consequentemente, nossa vida.
No Espiritismo, o passe, a água fluidificada, a orientação moral e o estudo do espiritual oferecem um caminho de evolução espiritual que podemos seguir.
Aqui no site também ensinamos o bem, a moral e a bondade, além de práticas da Lei de Atração, do apego ao emocional e do desapego ao ego para atingir a iluminação.
As pessoas que se identificam como mentais podem mudar para se tornarem emocionais, mas precisam desejar isso e, com ajuda espiritual, conseguir essa transformação para então poderem ser felizes, que é a melhor coisa do mundo.
Só podemos ser felizes quando gostamos da felicidade.
Então, uma boa forma de encontrar a luz é ir a um templo religioso do bem, que pode ser católico, budista, umbandista e etc., e rezar pedindo para ser uma boa pessoa, uma pessoa emocional. Assim, você verá aspectos da sua personalidade que o farão mudar. Mas é preciso voltar ao local espiritual e pedir mais vezes, até recuperar toda a sua luz e então usufruir o melhor da vida, que são os sentimentos.
Ser feliz é a melhor coisa da vida.
Fiquem com luz
Seres de luz





