Swasthya Yoga, a Yoga não Religiosa

Por: Ryath
Os arquivos akáshicos são registros que conteriam o conhecimento de toda a história do planeta Terra. São descritos como ondas vibratórias que podem ser captadas pelo ser humano por meio de dons paranormais.
Essas ondas conteriam informações sobre a história de nosso planeta.
O Swasthya Yoga surgiu com o professor DeRose afirmando que viu, nos arquivos akáshicos, a Yoga como era praticada há milênios, quando estaria desvinculada de religião.
DeRose afirma que a Yoga antiga era naturalista e não religiosa, apesar de o Swasthya possuir práticas e informações sobre a divindade Shiva, além de abordar a paranormalidade e o karma.
DeRose afirma que Yoga se escreve com acento no "ô", chamando-a de Yôga. Como essa não é a nossa visão, preferimos adotar a palavra Yoga.
DeRose, por relatar em seus livros a decepção que sofreu no espiritualismo, afirmando que algumas pessoas "puxaram seu tapete", tornou-se avesso à religião. Ele afirma que os praticantes de Swasthya não são religiosos, dizendo que sua egrégora é naturalista e não espiritualista.
A informação que recebi do Mestre Ascenso Yaco é que essa forma de Yoga traz autoconhecimento; portanto, ela é funcional.
Porém, o mestre DeRose não recomenda a religião e escreve isso em seus livros. Inclusive, afirma que a religião é doutrinadora, enquanto seu método não seria.
Se sua filosofia de Yoga não é doutrinadora, então por que falar mal do espiritualismo? Isso acaba direcionando quem lê seus livros, afirmando que existem truques nas crenças e que elas são contraditórias. Isso não seria uma forma de doutrinação? Não seria uma maneira de influenciar a mente de quem lê? Se não, por que escrever isso?
Se o Swasthya possui uma forma de transmitir revelações e ensinamentos, isso não seria uma forma de doutrinação? Inclusive, ensinamentos que ele deseja que os alunos sigam.
Quando alguém entra no método de DeRose, começa realizando uma preparação para a prática chamada Bioex. A pessoa somente é aceita para a prática de Yoga após fazer um trabalho sobre um livro que aborda o pensamento dessa escola. Isso não seria uma forma de doutrinação?
Certa vez, uma aluna do método ganhou de seu marido um moletom com o símbolo do OM para realizar suas práticas.
Quando foi à escola usando esse moletom, a professora alertou que aquele não era o símbolo do método, mas que ela poderia utilizá-lo, pois a academia não era doutrinadora. Porém, essa aluna nunca mais se sentiu à vontade para frequentar a escola usando o presente, pela forma como a professora se expressou.
Isso não seria uma forma de intolerância? Porque, se não há problema em utilizar outro símbolo, por que abordar a questão e fazer esse comentário?
Por outro lado, o Swasthya pode ser uma boa opção para pessoas que não possuem religião e desejam alcançar autoconhecimento por meio desse método.
O mestre DeRose possui algumas atitudes consideradas estranhas. Por exemplo, afirma que, se alguém de seu método for para a Índia desacompanhado de um professor, será expulso da escola. Isso parece muito suspeito, na minha opinião.
DeRose também é bastante crítico em relação a outras linhas de Yoga, afirmando que a sua é melhor do que as demais e chegando a dizer que certas yogas seriam invenções.
Com isso, diversos praticantes acabam se tornando arrogantes, acreditando que seu método é superior aos demais.
Muitas pessoas adotam a estratégia de desqualificar outras formas de ensino para sustentar que apenas a sua é válida, tentando, assim, manter seus clientes e evitar que eles mudem de método, deixando de gerar lucro.
Para o mestre DeRose, o autoconhecimento não está ligado à bondade. Segundo ele, a bondade seria genética e viria de uma espécie de macaco que, durante a evolução das espécies, teria dado origem ao homem bom, enquanto outra espécie teria originado o homem mau.
Essa visão revela uma perspectiva materialista sobre a bondade, diferente da visão espiritualista.
Mas há também um aspecto positivo no Swasthya, além do autoconhecimento: ele não tem como caminho o ascetismo extremo, que pode trazer sofrimento.
A Yoga sofreu adaptações ao longo de sua história. Assim, se o Swasthya se apresenta como um método muito antigo e sem adaptações, ele pode tornar-se difícil de ser praticado por pessoas que possuem problemas ortopédicos, como problemas na coluna.

 

Quem somos - Contato